terça-feira, 7 de setembro de 2010

O que você vê da sua janela?

É bastante desafiador ser jovem e eleitor no nosso país. Constantemente somos bombardeados por aquilo que quer se chamar de informação útil ao cidadão prestes a votar. Ironicamente, nem sempre essa "informação" tem, de fato, conteúdo. Entretanto, o acesso à propaganda de um nome ou um número é um direito vorazmente assegurado pelos nossos governantes, e temos a garantia de que nos mandatos vindouros, também irão proteger o nosso privilégio de (re)conhecer muitíssimos de seus amigos candidatos.

De longe, a superficialidade do marketing eleitoral não é o único nem o principal fator que nos distancia de uma escolha plenamente consciente e aprofundada. Talvez não nos tenha sido apresentada uma proposta inteligente e factível. Porém, o que nós, brasileiros, queremos para o nosso país? Que mudanças esperamos? O que de mais básico nossa pátria tem deixado de nos oferecer?

Sem dúvida, a rotina nos impulsiona a prosseguir e conviver com inumeráveis desafios, afinal, não nos resta outra alternativa. Mesmo que o incômodo tenha se tornado crônico e que estejamos acostumados com essas carências cotidianas, eleger novos administradores para o país deveria significar atuação pontual e concreta em direção aos déficits do país.

Como um ponto de partida para a análise do espaço no qual estamos inseridos, sugiro que olhemos através de nossas janelas.
  Da minha janela...

...sei que, com essa chuva, o final da rua vai alagar;

... sei que, se for tempestade, não haverá transporte público suficiente, a espera será ainda maior, seja no metrô ou no terminal de ônibus.

... sei que os muitos moradores de rua dessa região não vão ter onde se abrigar e que não há quem possa lhes acolher.


... sei que a paisagem poderia ser mais bonita sem tantos postes e fios de eletricidade tão expostos.

... sei que a poluição do ar e a chuva desgastam e corroem casas e  muros.

... sei que cabe a nós investir na nossa própria segurança, assim como tem se tornado indispensável assumir os custos das  necessidades mais básicas, como assistência médica e acesso à educação.

... sei que poderia ver uma paisagem diferente, algo mais bonito. Queria ver a natureza, flores, passarinhos.

Você já sabe quais são suas expectativas para com os próximos quatro anos?
Por que não descobrir olhando através da janela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário