sábado, 25 de setembro de 2010

TECNOLOGIA: PROGRESSO OU PROTESTO

Tecnologias chamam atenção

O dinamismo e a interatividade das novas tecnologias se associam à expressão de opiniões de um indivíduo ou seu grupo, o que pode chamar a atenção de políticos e marqueteiros. Mais do que ferramenta eleitoreira, o mundo digital abre margem ao aprofundamento das bases democráticas de um país, dando voz e vez aos cidadãos.

Ipad Gigante operado pela jornalista Amanda Chaves
O blog VOTO DE CABEÇA esteve na 1ª Mostra 3M de Arte Digital, no Centro Histórico Mackenzie, e conferiu as inovações apresentadas além do âmbito funcional, mas com um viés cultural. Muito além de simples obras de arte, a Mostra expõe ideias.

Um Ipad gigante nos mostra diversas abas, nas quais se veem as biografias dos artistas e suas respectivas obras, que podem ser transmitidas para outras pessoas através do próprio e-mail.

Jornalista Breno Coimbra deixa sua marca
Os visitantes da 1ª Mostra 3M de Arte Digital podem deixar seu recado numa mesa iluminada onde há algumas canetas a disposição. Uma câmera instalada no teto do prédio capta diversas fotos por segundo e reproduz na parede tudo aquilo que ela captou desde o início da exposição. Dessa forma, temos a projeção do conteúdo armazenado semanas após a abertura da Mostra.




Ambas as novidades podem ser muito bem exploradas numa próxima eleição, enfatizando a imagem e as propostas de determinados canditatos. Como percebemos durante a Exposição de Arte Digital, a tecnologia fascina e cativa a atenção do público, o que valoriza o político e atrai eleitores jovens.

Porém, o universo digital associado à arte confirma a faceta cidadã e democrática que essas idéias inovadoras apresentam. Podemos pensar em tecnologia como expressão da opinião da população.
O dinamismo da internet poderia agilizar e facilitar não só a comunicação daquilo que precisa ser aprimorado no país, mas a própria execução dessas tarefas.
A interatividade das redes sociais pode ser estendida a rotina pública, dando ao cidadão abertura para fiscalizar a conduta de seus elegidos bem como participar ativamente do exercício político.

Tecnologia pode diminuir a distância entre a prefeitura do município e seus bairros, numa proximidade que permite detectar pontualmente os deficits de uma região e planejar ações efetivas.
VOTO DE CABEÇA deixou seu recado na 1ª Mostra 3M de Arte Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário